Passar um tempo em águas abertas é uma ótima maneira de relaxar. Mesmo que você espere bom tempo o tempo todo, não pode esperar uma visibilidade perfeita o tempo todo. É por isso que você precisa de um radar marítimo em seu barco: ele irá avisá-lo da presença de objetos antes que você possa detectá-los e evitar que você colida com eles.
Os radares marítimos ajudam você a navegar quando a visibilidade é baixa, para que você esteja sempre ciente do que está ao seu redor. Além disso, os melhores radares marítimos detectam objetos ainda menores, como barcos e bóias, para garantir que você fique longe. Dependendo do modelo, os radares marítimos mostram objetos de até 6 metros de profundidade a mais de 30 milhas náuticas.
Se você está perdido no mar decidindo qual radar marítimo escolher, nosso guia está aqui para ajudar.
O melhor radar marítimo

Como escolher o melhor radar marítimo – Guia de compra
Potência
A regra geral para radares é que mais potência é melhor. Um poderoso radar marítimo permite que você veja objetos menores e mais distantes. A potência é realmente o que determina o funcionamento do seu sistema de radar marítimo, e não a altura da sua antena ou a altura do seu alvo.
Condições climáticas adversas, como chuva, neblina e garoa, extraem energia de seu radar marítimo, o que significa uma redução no alcance do radar. Quanto mais forte o radar, melhor ele funcionará com mau tempo. Normalmente, um radar de navio terá uma faixa de potência de 4 kW a 25 kW.
Opções de menor potência (como 2kW) também estão disponíveis, mas observe que você obtém o que paga. Um radar marítimo de 2 kW oferece um alcance de cerca de 24 milhas náuticas, o que não é muito. É por isso que você deseja ativar e obter um radar marítimo com maior alcance.
Tecnologia
Duas tecnologias são usadas em sistemas de radar marítimo. O sistema mais antigo é o radar de pulso tradicional, enquanto o mais novo é o radar de banda larga ou de estado sólido.
Os radares de pulso usam magnetrons de alta potência para gerar sinais de micro-ondas com pulsos de voltagem curtos. Por outro lado, os radares de estado sólido usam a tecnologia FMCW (Frequency Modulated Continuous Wave), que é mais como um sistema de sonar CHIRP.
Os radares de estado sólido tendem a ser a escolha mais popular porque emitem menos radiação, têm uma configuração flexível, melhor resolução do alvo, não requerem tempo de aquecimento e têm alcances máximos longos.
Montagem
Você deseja montar seu radar marítimo em um local que proporcione alcance máximo com o mínimo de pontos cegos. Além disso, o sistema de radar marítimo deve sempre ser montado acima do altura da cabeça para que você e seus passageiros tenham contato mínimo com a energia eletromagnética emitida.
Normalmente, as pessoas montam o sistema de radar do navio no ponto mais alto do navio, onde você tem uma visão desobstruída de 360 graus. Você deve evitar montar o sistema de radar de sua embarcação perto de grandes mastros, espalhadores horizontais ou outros objetos sólidos, pois isso pode criar um ponto cego para o radar marítimo.
Você também deve se certificar de que seu modelo está equipado com um kit de suporte. A maioria dos fabricantes inclui um kit de montagem na caixa, mas nem todos os sistemas de radar marítimo são vendidos com os mesmos acessórios. Antes de comprar, você deve verificar se um está incluído. Se não, o fabricante deve ter um kit de montagem disponível para compra separada.
Qualidade
Radares marítimos são investimentos caros que podem acabar salvando sua vida. Você quer ter certeza de que está comprando o melhor radar de barco, o que significa que ele tem qualidade de construção e funcionalidade de alto nível. Embora não seja o único fator, observar a marcação do radar marítimo pode ser um indicador da qualidade do dispositivo. Você também deve ler as análises de radar para ter uma ideia de como o sistema funciona e se é durável e confiável.
Frequência de utilização
A frequência de utilização depende das condições em que utiliza a sua embarcação. Se você sair do ¡Haz clic para puntuar esta entrada!