Um conjunto confiável de bastões é essencial para qualquer aventura de trekking: eles melhoram a estabilidade, aliviam as articulações e aumentam o nível geral de conforto. Embora não sejam necessários, os melhores bastões de trekking tornam a caminhada de longas distâncias muito mais fácil e agradável.
Ao escolher um novo par de bastões, você precisa prestar atenção a algumas coisas: o cabo e o cabo. materiais, ajustabilidade, comprimento e peso. Para facilitar sua decisão, nossas análises de bastões de trekking analisarão os melhores bastões de trekking do mercado e analisarão todos os seus prós e contras. Além disso, o guia de compra cobrirá todos os recursos importantes para que você saiba exatamente o que procurar.
O melhor bastão de trekking

Como escolher um bastão de trekking – Guia de compra
Material do mastro
Os materiais usados para fazer a árvore devem ser leves e fortes o suficiente para lidar com terrenos acidentados. No mundo dos bastões de trekking, eles são um dos dois materiais: alumínio e fibra de carbono.
Alumínio: A maior vantagem do alumínio é que oferece um desempenho fantástico a um preço muito acessível. Esses valiosos bastões de trekking são muito robustos e resistentes a choques, embora sejam significativamente mais leves do que a maioria das outras ligas metálicas. Comparado aos postes de fibra de carbono, é mais forte, mas também um pouco mais pesado.
Fibra de carbono-Se você deseja o mastro mais leve possível, a fibra de carbono é o caminho a percorrer. Além de ser incrivelmente leve (geralmente menos de 10 onças por par), também é bastante forte. A desvantagem é que esses postes podem ser bastante caros.
Material da alça
Ao escolher a alça do mastro, você precisa se certificar de que é confortável de segurar o dia todo. Deve ter formato ergonômico, evitar suor e escorregões, e não causará bolhas ou desconforto. Três materiais são mais usados para fazer alças de bastões de trekking: cortiça, borracha e espuma.
Cortiça: Muitos praticantes de caminhada consideram a cortiça o melhor material de aderência porque é incrivelmente confortável e adapta-se à sua mão ao longo do tempo. As alças de cortiça são muito fortes, mas podem ficar um pouco escorregadias quando molhadas.
Borracha: A borracha é muito acessível e é frequentemente encontrada em produtos de baixo custo. As alças de borracha oferecem desempenho decente em clima moderado, mas podem ser desconfortáveis em clima quente.
Espuma de EVA: a principal vantagem da espuma é que ela é incrivelmente leve e combina perfeitamente com a fibra de carbono em bastões de alta qualidade. É muito confortável, absorve o suor e proporciona uma boa aderência. No entanto, é a opção menos durável.
Tipo de eixo
Existem três designs de eixo no mercado (fixo, dobrável e telescópico), cada um dos quais oferece certas vantagens e desvantagens no caminho .
Telescópica – Este é o tipo de bastão de trekking mais comum no mercado e geralmente possui várias peças que deslizam entre si. O principal benefício de um bastão de trekking dobrável é que você pode ajustar o comprimento, mas pode destravar e se mover sozinho se tiver uma trava de torção (que geralmente tem).
Dobragem: em termos de portabilidade, nada supera bastões de trekking dobráveis. As peças se desprendem completamente umas das outras, por isso ocupa muito menos espaço do que um modelo telescópico. No entanto, oferece menos ajuste e conforto em sua caminhada.
Fixo: mensagens fixas são a opção mais forte e segura. Infelizmente, como o nome sugere, eles não permitem ajustar o comprimento, o que pode ser problemático ao subir e descer ladeiras.
Comprimento e ajustabilidade
Ter o comprimento correto dos bastões lhe dará suporte adequado e permitirá que você encontre um bom ritmo, independentemente do terreno. Enquanto algumas pessoas preferem bastões de comprimento fixo porque são um pouco mais rígido, obter bastões de trekking dobráveis com hastes ajustáveis pode ser ótimo em terrenos acidentados.
Se você estiver subindo uma colina, por exemplo, o terreno à sua frente será mais alto, o que significa que os postes precisam ser mais curtos. O oposto é necessário para uma caminhada em declive.
Peso
Manter o peso do seu equipamento baixo é muito importante para o trekking e os bastões não são exceção. Se você deseja manter o peso o mais baixo possível, convém usar um bastão de fibra de carbono com empunhadura de espuma. No entanto, se você deseja algo mais durável e não se importa com um pouco de peso extra, o alumínio e a cortiça são as opções.
Absorção de choque
Usar um par de bastões de trekking em superfícies duras pode ser bastante difícil e transferir pequenos choques para as articulações das mãos e dos braços. Para reduzir esse problema, alguns bastões de trekking possuem pequenas molas internas que amortecem o impacto e tornam os bastões muito mais macios. Isso é muito útil se você estiver caminhando principalmente em terreno rochoso.
Sistemas de bloqueio
Quando se trata do sistema de ajuste e bloqueio do poste, você tem duas opções: rotação e bloqueio por alavanca. Twistlocks são mais comuns em postes telescópicos e oferecem um maior grau de precisão. No entanto, eles podem se soltar por conta própria. Bloqueios de alternância são mais seguros, mas geralmente têm um menor grau de regulação.
Pulseiras
Pulseiras são uma parte subestimada, mas vital de um bastão de trekking. Melhoram o seu conforto na utilização do stick, permitem-lhe reposicionar facilmente a mão e até soltá-la sem perdê-la (quando necessitar da mão para outra coisa). Boas pulseiras devem ser absorventes de umidade e ter enchimento suficiente para torná-las macias sem atrito.
Dicas, capas e cestos
Independentemente do tipo de bastão de trekking que você escolher, a própria ponta deve ser muito dura para que possa suportar o contato com chão duro. Por esta razão, a maioria dos pinos de ponta apresenta uma ponta de carboneto de tungstênio.
Infelizmente, isso não é ideal para todas as superfícies, muitos modelos vêm com pontas de borracha de reposição que você pode usar especificamente. Além disso, os melhores bastões também incluem galochas, assim como diversos cestos para caminhar na lama e na neve.