Como o elemento que transporta o ar do tanque até a boca e regula a pressão ao longo do caminho, um regulador é uma das peças mais importantes do equipamento de mergulho. Deve ser bem feito e confiável porque o seu bem-estar debaixo d’água pode depender disso.
No entanto, escolher o melhor regulador nem sempre é fácil, especialmente se você é um mergulhador iniciante. Existem muitos termos técnicos e diferentes soluções de design envolvidos, então você precisa prestar muita atenção no que cada um deles agrega à sua imersão. Para te ajudar com isso, nosso guia de compras explicará tudo em detalhes. Mas primeiro, vamos dar uma olhada nos melhores reguladores de mergulho atualmente disponíveis, testados e comprovados tanto no mergulho recreativo quanto no mergulho técnico.
O melhor regulador de mergulho

Como escolher um regulador de mergulho – Guia de compra
Tipo de mergulho
O tipo de mergulho que você mais gosta determinará o tipo de regulador que você deve comprar. Se você preferir destinos tropicais e águas mornas, qualquer regulador de viagem funcionará para você. No entanto, se você quiser enfrentar o desafio de mergulhar em águas frias, precisará de uma opção mais robusta, que regule melhor a pressão e não congele em temperaturas frias.
Lacre ou não?
Isso descreve essencialmente a qualidade de construção do regulador de mergulho. Os reguladores de mergulho selados incorporam selos e tecnologia que evitam o bloqueio ou congelamento das vias aéreas sob condições extremas. Eles também não permitirão que água salgada ou detritos danifiquem o funcionamento interno.
Os reguladores de mergulho não selados são uma opção mais barata do que os selados. Eles são usados por lojas de mergulho em climas mais quentes, onde não precisam se preocupar com o congelamento. No entanto, eles também são menos duráveis do que suas contrapartes seladas.
Equilibrado ou desequilibrado?
Na maioria das situações, um regulador de mergulho balanceado é a melhor opção porque facilita muito a respiração. Não importa a profundidade da água ou do ar no tanque, um regulador de pistão balanceado proporcionará um fluxo de ar suave. Por outro lado, um regulador desequilibrado dificultará a respiração à medida que você mergulha mais fundo. Por isso, recomendamos comprar um modelo balanceado, mesmo que seja um pouco mais caro que os desbalanceados.
Pistão ou diafragma?
O primeiro estágio do seu regulador tem dois tipos diferentes de construção. A construção do pistão é mais simples e é conhecida por ser mais confiável. Embora seja mais caro, sua confiabilidade o torna ideal para quem viaja em águas profundas ou para quem pratica mergulho em cavernas. Por outro lado, o diafragma é muito mais barato, mas menos confiável. Isso é mais frequentemente encontrado em aluguel de lojas de mergulho, pois é a escolha ideal para mergulhadores recreativos.
Garfo ou válvula DIN?
Existem dois tipos diferentes de válvulas encontradas em um regulador subaquático. Um garfo, também conhecido como braçadeira A, é onde o regulador de mergulho é aparafusado no tanque. Este é o tipo mais comum de válvula. É bastante confiável e incrivelmente fácil de usar.
Por outro lado, a válvula DIN é aparafusada diretamente no tanque. Este tipo de válvula proporciona uma vedação mais forte, tornando-o o melhor regulador de mergulho para mergulhadores de água fria. Se é uma pessoa que gosta de mudar de posição de mergulho e muda frequentemente de águas quentes para condições mais frias, deve optar por um sistema DIN. Além disso, você pode até obter um adaptador de válvula de forquilha para o seu sistema DIN e torná-lo ainda mais versátil.
Número de portas
Os melhores reguladores de mergulho provavelmente terão no mínimo 4 portas de baixa pressão (LP), mais 1 ou 2 de alta pressão (HP ) portas. Como regra geral, quanto mais portas você tiver, mais fácil será configurar todo o seu equipamento de mergulho. Por exemplo, computadores de mergulho equipados com transmissores requerem pelo menos 2 portas de alta pressão.
Conforto de mergulho
Se o bocal do segundo estágio estiver desconfortável em sua boca, você não poderá aproveitar o mergulho. Por isso, o melhor regulador para mergulho não requer uma pegada firme para segurá-lo no lugar. A maioria dos melhores reguladores de mergulho apresentados em nossas análises de reguladores de mergulho vêm com bocais de silicone que se encaixam confortavelmente entre os dentes e não causam fadiga na mandíbula.
Outros fatores que influenciam o conforto são o comprimento da mangueira e a localização do ralo. O comprimento da mangueira deve ser correto: se for muito longa, flutuará e atrapalhará, enquanto um sistema de suprimento de ar curto reduzirá sua liberdade de movimento. Quanto ao escapamento, deve manter as bolhas longe de seu rosto para que sua visão não seja bloqueada quando você expira.
As cinco partes de um regulador de mergulho
Reguladores de mergulho funcionam para regular o fluxo de ar quando você está debaixo d’água, tornando-os um suporte de vida durante o mergulho Diferentes peças compõem este kit essencial , e entender as diferentes partes o ajudará a comprar e manter seu regulador.
Primeiro passo: Este é o conector principal que se conecta ao seu tanque. No primeiro estágio, a alta pressão no tanque é reduzida a uma pressão intermediária e o o ar é transferido para os tubos.
Segundo estágio primário: Este é o estágio localizado no bocal. Aqui, a pressão intermediária do ar é reduzida de volta à pressão ambiente ao redor do mergulhador, o que torna a inalação segura.
Segundo estágio alternativo: Também conhecido como polvo, é uma fonte de ar alternativa que funciona da mesma forma que o segundo estágio primário. É um equipamento essencial em caso de emergência e caso precise dividir o gás com um amigo. Eles geralmente são amarelos brilhantes, por isso são fáceis de identificar nas configurações do regulador de mergulho.
Manômetro submersível e console de manômetros: Este equipamento irá medir a quantidade de ar que você tem em seu tanque. Saber essas informações ajudará você a estimar seu tempo debaixo d’água.
O medidor de pressão submersível (SPG) é usado com o primeiro estágio e se conecta a uma linha de alta pressão. Além disso, alguns sistemas usam um console de medição que fornece leituras ainda mais precisas.
Mangueira de Inflação de Baixa Pressão: Esta é a linha que se conecta ao seu Compensador de Flutuação (BC) que permite inflar e desinflar seu colete.
Como cuidar do seu regulador de mergulho
Como outros equipamentos de mergulho, os reguladores de mergulho são caros e delicados, então você quer que eles durem tanto quanto possível. O mais importante é enxaguar dispensador com água fresca para remover o sal e evitar a corrosão. Além disso, você deve verificar seu regulador todos os anos para que não funcione mal debaixo d’água.
Esta é a linha que se conecta ao seu compensador de flutuabilidade (BC) que permite inflar e desinflar seu colete salva-vidas.
Como cuidar do seu regulador de mergulho
Como outros equipamentos de mergulho, os reguladores de mergulho são caros e delicados, então você quer que eles durem tanto quanto possível. O mais importante é enxaguar o regulador com água doce para retirar o sal e evitar a corrosão. Além disso, você deve verificar seu regulador todos os anos para que não funcione mal debaixo d’água.
Esta é a linha que se conecta ao seu compensador de flutuabilidade (BC), que permite inflar e desinflar seu colete.
Como cuidar do seu regulador de mergulho
Como outros equipamentos de mergulho, os reguladores de mergulho são caros e delicados, então você quer que eles durem tanto quanto possível. O mais importante é enxaguar o regulador com água doce para retirar o sal e evitar a corrosão. Além disso, você deve verificar seu regulador todos os anos para que não funcione mal debaixo d’água.
então você quer que eles durem o máximo possível. O mais importante é enxaguar o regulador com água doce para retirar o sal e evitar a corrosão. Além disso, você deve ter o regulador todos os anos para que não funcione mal debaixo de água.
então você quer que eles durem o máximo possível. O mais importante é enxaguar o regulador com água doce para retirar o sal e evitar a corrosão. Além disso, você deve verificar seu regulador todos os anos para que não funcione mal debaixo d’água.