Para quem gosta de exploração vertical, a escalada esportiva pode ser uma atividade física e mentalmente exigente que requer excelente concentração, determinação, força e paixão. Mas mesmo que você dê o seu melhor, lembre-se de que a segurança deve estar sempre em primeiro lugar. As cordas de escalada serão a sua salvação de uma queda perigosa e são o seu equipamento mais importante. Queremos garantir que você esteja sempre seguro ao partir para uma aventura vertical, seja escalando um penhasco, uma rocha ou uma árvore. Nossa lista das dez melhores cordas de escalada e guia de compra detalhado foi projetada para ajudá-lo a encontrar uma corda que você possa usar com confiança em qualquer jornada.
As melhores cordas para escalar
Nem todas as cordas de escalada terão o mesmo diâmetro, o que significa que você precisa levar em conta a espessura ou circunferência da sua corda. Cordas de escalada estarão disponíveis para compra em uma variedade de diâmetros. Uma corda fina para escalar uma montanha teria um diâmetro de 8-9,1 mm. Isso significa que a corda é muito mais fina e leve do que outros modelos. A espessura extra também significa que esta é uma corda de escalada dinâmica e terá mais flexibilidade. A bela corda de escalada ao ar livre é usada principalmente por especialistas que precisam de suporte limitado. Em 9,2-9. Uma corda de 8 mm seria considerada de calibre médio. Este é o tamanho de diâmetro mais versátil e é a escolha mais popular entre os alpinistas. Embora mais pesado, esta corda tem melhor manuseio e maior resistência para subidas difíceis. Finalmente, um diâmetro grosso seria qualquer coisa maior que 9,9 mm. A corda de escalada de ginástica mais grossa é melhor usada em áreas onde há bordas afiadas e quando você quer se sentir mais confiante. A maior durabilidade significa que eles são mais pesados e volumosos.
Comprimento
O comprimento é outra consideração importante porque você não quer ficar sem corda no meio de uma subida. A melhor corda para escalar vem em vários comprimentos, então é seu trabalho garantir que você compre o comprimento certo para sua atividade. Com comprimentos medidos em metros ou pés, você pode encontrar corda curta ou extra longa. É melhor comprar o comprimento certo, pois isso ajudará a evitar o excesso de peso. Mas a corda de escalada de 70m é o comprimento mais comum.
Estiramento
Alongamento refere-se a quanto a corda estica quando começa a suportar uma quantidade significativa de peso. Corda estática significa que a corda deve esticar menos com peso adicional. A melhor corda de escalada terá um design estático que não se estende mais do que 10% do comprimento total da corda. No entanto, a corda de escalada dinâmica tem um alongamento diferente. O estiramento dinâmico refere-se a quanto a corda estica durante a primeira queda. Se a corda tiver um estiramento maior, significa que ela vai esticar mais e você vai cair por mais tempo. Muito alongamento pode ser perigoso, mas muito pouco significa que uma parada repentina pode causar ferimentos. Idealmente, a melhor corda de escalada terá um alongamento dinâmico que não exceda 40% do comprimento total da corda.
Peso
A maioria dos alpinistas quer uma corda de escalada de alta qualidade que pese menos para que eles não tenham que carregar tanto volume. Embora não seja possível decidir o peso exato da corda, você deve estar ciente de que os fatores de diâmetro e comprimento afetarão o peso total da corda. Uma corda mais grossa será mais pesada, enquanto uma corda mais longa também significa mais peso, pois você terá que carregar mais material. A corda de escalada leve é a melhor opção porque é menos volumosa e mais fácil de carregar.
Duração
A durabilidade é a chave para a melhor corda de escalada porque você quer que ela seja durável, mas também extra segura para que você fique seguro em suas subidas. A durabilidade será afetada pela construção e materiais da corda. Cordas de escalada de alta qualidade terão uma construção multicamada e um núcleo forte, aumentando a durabilidade. Você também deve procurar materiais sintéticos de alta qualidade, como poliéster e nylon. As revisões de corda de escalada podem ajudá-lo a determinar a vida útil geral de uma corda e decidir se ela é adequada para suas necessidades.
Versatilidade
Muitos escaladores também podem gostar de usar sua corda de escalada na academia ao ar livre, o que significa que você precisa encontrar um design versátil. As melhores cordas para escalada ao ar livre abertos, eles serão versáteis o suficiente para serem usados tanto em ambientes internos quanto externos. Você deve verificar as especificações do produto, como os materiais usados, para determinar se a corda é segura para uso em uma rocha artificial ou real.
Gerenciamento
O gerenciamento de corda refere-se a quão bem você pode manusear a corda com carretéis, laços e nós. Uma corda para escalar árvores ou outras atividades semelhantes deve ser tão fácil de manusear quanto uma corda para escalar uma montanha. Em geral, você quer ser capaz de manusear sua corda sem esforço. Uma corda mais fácil de manusear também é uma opção melhor para iniciantes porque terá uma melhor aderência e será mais fácil de manusear.
Desempenho
Quando se trata de segurança, desempenho deve estar no seu pico. A melhor corda de escalada terá sempre um desempenho de alta qualidade, valorizado pelas suas características e construção. Com desempenho excepcional, você pode se preocupar menos com lesões ou acidentes e se concentrar mais na tarefa em questão.
Tipo
Existem três tipos de cordas de escalada: simples, duplas e médias. Um single é uma corda de escalada dinâmica com mais de 50-80 metros. Essas cordas podem cair sem ter que usar uma corda secundária. Uma string gêmea significa que você junta duas strings e as usa como uma. As cordas gêmeas são mais usadas em locais gelados porque são mais finas e têm mais elasticidade. No fim, uma meia corda é extra fina e é usada para lugares alpinos onde há muitas pedras. Meias cordas têm menos impacto, mas são muito mais difíceis de manusear.
Tratamento a seco
A melhor corda de escalada terá um tratamento a seco que a torna impermeável. Também evita que sujeira, mais poeira e sujeira entrem no núcleo da corda, afetando seu desempenho e confiabilidade. Você deve sempre procurar uma corda que tenha tratamento seco, pois é mais segura e dura mais tempo.
Número de quedas
O número de quedas se referirá ao Índice de Quedas UIAA, que determina quantas quedas a corda pode evitar com segurança antes de precisar ser substituída. A classificação UIAA deve estar listada na especificação do produto e só é concedida após o cabo ter passado por testes extensivos. No entanto, uma corda em boas condições e sem rasgos ou quebras pode durar mais que a classificação UIAA.
Sinais
As cordas de escalada devem ser marcadas como ociosas, o que lhe dá uma indicação de quando você usou metade da sua corda. A marca deve ser altamente visível e durável. Embora nenhuma marcação seja necessária, a melhor corda de escalada esportiva terá algum tipo de marcação porque é mais confortável e facilita o uso da corda. h4>Sinais
As cordas de escalada devem ser marcadas como ociosas, o que lhe dá uma indicação de quando você usou metade de sua corda. A marca deve ser altamente visível e durável. Embora nenhuma marcação seja necessária, a melhor corda de escalada esportiva terá algum tipo de marcação porque é mais confortável e facilita o uso da corda. h4>Sinais
As cordas de escalada devem ser marcadas como ociosas, o que lhe dá uma indicação de quando você usou metade de sua corda. A marca deve ser altamente visível e durável. Embora nenhuma marcação seja necessária, a melhor corda de escalada esportiva terá algum tipo de marcação porque é mais confortável e facilita o uso da corda.