Inicio » Neve » equipamento de neve de inverno » 10 melhores machados de gelo

10 melhores machados de gelo

Quer você esteja lutando, montanhismo, caminhada ou escalada no gelo, ter o melhor machado de gelo que você pode encontrar é algo que você não pode prescindir. Nenhuma aventura ao ar livre pode ser concluída sem as ferramentas certas para o trabalho, e seu machado de gelo será seu fiel companheiro ao longo do caminho. Ajuda-o a ultrapassar passagens difíceis, mantendo o equilíbrio na descida ou na subida, e pode evitar quedas perigosas por escorregamento que põem em sério risco a sua saúde. Portanto, você deve prestar muita atenção às revisões do machado de gelo que compilamos abaixo.

As opções são muitas, pois machados de gelo vêm em todos os tipos de formas e tamanhos e podem ser usados ​​em uma variedade de situações, mas qualquer um lhe dirá como é importante ter alguém em quem você pode confiar.

O melhor machado de gelo

Como escolher um machado de gelo – Guia de compra

Peso

O peso total do seu equipamento é algo que você deve considerar com muito cuidado antes de sair de casa, pois afetará muito a sua mobilidade e a forma como você lidará com os diversos obstáculos que encontrará pelo caminho. O peso de um machado depende do material de que é feito, com o alumínio que é o mais leve, mas também o menos resistente e aço que está no outro extremo do espectro em ambos os aspectos. Muito dependerá de suas necessidades exatas, pois machados mais leves podem funcionar bem para caminhar ou escalar, mas não têm peso para penetrar bem no gelo ou na neve dura ao escalar. Portanto, um machado mais pesado será uma ferramenta mais eficaz para realizar uma parada automática de emergência, apesar de ser menos fácil de carregar.

Comprimento

Julgar o comprimento correto do seu machado de gelo é relativamente simples, mas muito importante. Apenas fique de pé e segure o machado por cima, deixando-o cair na sua perna. O dedo do pé deve cair ao redor do tornozelo, ou talvez apenas um pouco acima dela. Obviamente, um machado mais curto também será mais leve e fácil de manusear, mas fornecerá menos alavancagem e é recomendado principalmente para quedas muito técnicas, onde a precisão é fundamental. Um machado mais longo pode tornar o autotravante mais difícil de manejar e será mais adequado para construir âncoras de neve ou atravessar terrenos com ângulos mais baixos.

Material

Os materiais dos quais a maioria das hastes são feitas são alumínio, titânio, fibras de carbono ou aço, o que afetará a sensação do seu machado em diferentes caminhos. Uma cabeça de aço é a única que fornecerá a força necessária para escalada e montanhismo. A fibra de carbono também é muito forte, mas cara, enquanto o titânio é mais leve, mas mais macio. O alumínio oferece um bom equilíbrio de características, embora não possa igualar o aço em resistência total.

Uso

Uma das grandes vantagens de ter um machado de gelo com você é a grande variedade de usos que ele pode ter. Os machados são úteis como bengalas, se tiverem uma haste reta, ou podem ajudá-lo a superar obstáculos íngremes ou terrenos que podem estar cobertos de neve ou gelo, cavar degraus para os pés com o machado ou simplesmente salvar sua vida, se necessário. para parar ou desacelerar enquanto desce uma ladeira. Dependendo do que você pretende fazer, recomendamos que você estude cuidadosamente todas as revisões de machado de gelo que você pode encontrar para ver quais recursos melhor atendem às suas necessidades. O melhor machado de gelo para montanhismo pode durar uma vida inteira, então vale a pena fazer sua pesquisa.

Durabilidade

A classificação CEN fornece uma boa maneira de entender a durabilidade de um machado de gelo. CEN significa Committee Européen for Normalization, que é um grupo europeu que desenvolve e mantém padrões de equipamentos, e em cada modelo você encontrará uma indicação de qual é sua classificação específica. Para machados de gelo, você pode encontrar um B para uma classificação “básica” ou um T para uma classificação “técnica”. O B indicou que o O machado que você está vendo é mais bem projetado para subidas menos técnicas e provavelmente será mais leve e menos durável. A classificação AT, por outro lado, dirá que o machado é forte o suficiente para as condições mais difíceis, mas com toda a probabilidade isso acontecerá às custas do aumento de peso.

Segurança

A segurança deve estar sempre em primeiro lugar se você decidir escalar, pois perigos, como avalanches, estão sempre lá e apenas ao virar da esquina. Um machado de gelo é uma ferramenta indispensável nesse sentido, mas por ter pontas afiadas, também é algo a se observar. Certifique-se de saber como manusear seu machado corretamente antes de pegar a estrada, praticando movimentos que lhe permitirão entender como é manuseá-lo e enterrá-lo no chão ou no gelo, evitando chegar muito perto do ponto perigoso. . Alguns modelos ainda vêm com uma tampa de pico e pico para garantir uma direção segura, e pode ser algo que você deve considerar se precisar de mais tranquilidade.

Forma do eixo

Os eixos do machado de gelo vêm em diferentes formas projetadas para diferentes necessidades. Um eixo reto é ideal para montanhismo ou como um machado de gelo de trekking, pois também funciona muito bem como um poste de apoio em terrenos não muito íngremes e funciona muito bem como uma âncora se você precisar se proteger na neve. Por outro lado, um machado de eixo curvo é uma ferramenta mais especializada que funcionará melhor em terrenos mais íngremes, mantendo suas mãos fora da neve. Os machados de gelo são ainda mais curvos para facilitar o movimento de balanço necessário ao subir.

Machado

O machado é a parte oposta à palheta, na parte superior do machado. Geralmente é usado para cortar degraus no gelo ou na neve, bem como para assentos ou qualquer outro tipo de buraco que você possa precisar. A maioria dos machados tem a forma de uma pequena pá, mas sua borda também é forte o suficiente para cortar o gelo. Em machados feitos especificamente para escalada no gelo, o machado é frequentemente substituído por um martelo que pode ser muito útil para acertar as pítons na parede. Os machados também fornecem uma boa maneira de segurar o machado sem ter que envolver toda a sua mão em torno da picareta pontiaguda.

<<>

A picareta é talvez a característica mais importante de um machado de gelo, pois enfrentará uso pesado, mas também é o ponto que pode ter que suportar todo o peso do seu corpo. Por isso, costuma ser feito de aço, que é mais resistente que o alumínio, e é o material que recomendamos escolher. Na maioria dos casos, a ponta do bico se curvará ligeiramente para baixo, pois isso facilita a parada automática. Isso é chamado de jogo positivo, mas pedaços como esses podem ficar irritantemente presos no gelo. Por esse motivo, as ferramentas de escalada no gelo mais técnicas costumam ter um ponto de transição negativo, que se curva levemente para cima e é muito mais fácil de remover de uma face gelada. Alguns fabricantes continuam a produzir seleções de jogos neutras, mas elas estão caindo lentamente em desuso.

Spike

Na outra ponta do machado está outra ponta afiada muito importante, a picareta. Quanto mais forte for, mais fácil será empurrar através de uma superfície sólida e ancorá-la firmemente, razão pela qual essas peças também são feitas principalmente de aço. Alguns designs de machado que não se destinam a ser usados ​​como bastão nem mesmo têm uma ponta na extremidade inferior; portanto, dependendo do que você planeja fazer, talvez nem precise de um, mas se quiser, certifique-se de você pode confiar confortavelmente nele.

Conforto

Como você carregará seu machado por muitas horas, certifique-se de que seja confortável para manuseá-lo. Os fabricantes oferecem várias opções para escolher, algumas com alças de borracha ou simplesmente alças moldadas. Observe que você provavelmente também usará luvas ao manusear esses machados, então tente praticar usando-os antes de sair. Além disso, pense em como você vai querer carregar o machado, se ele está preso à mochila ou dentro dela.

¡Haz clic para puntuar esta entrada!
(Votos: 0 Promedio: 0)

Deixe um comentário