Esquiar é uma ótima atividade para a mente e o corpo e uma das favoritas do inverno para muitos de nós. Para aproveitar ao máximo seu tempo na neve, você precisa de um bom par de esquis. Por muito tempo, mulheres e homens usaram os mesmos esquis, o que não era ideal para esquiadoras. Os fabricantes reconheceram esse problema e hoje os melhores esquis femininos são perfeitamente adequados para as usuárias. Obviamente, não estamos falando aqui de cosméticos, mas sim de diferenças construtivas reais.
Em comparação com os homens, as mulheres têm diferentes físicos, postura, centro de gravidade e movimento. Para que o esqui funcione da maneira que você deseja, ele precisa ser adaptado ajustando comprimento, peso, flexibilidade e algumas outras coisas. Nosso guia para compra irá explicar tudo isso para você e ajudá-lo a escolher um ótimo novo par de esquis. Mas primeiro,
Os melhores esquis femininos

Como escolher esquis femininos-Guia de compra
A produção de esquis tem progredido significativamente ao longo dos anos, resultando em muitos modelos realmente projetados para mulheres (não apenas uma versão mais macia dos esquis masculinos). As esquiadoras são, em média, mais baixas, pesam menos, têm pés menores e centro de gravidade mais baixo. Ao comprar um esqui, todos esses fatores devem ser levados em consideração.
O esqui feminino visa se adaptar a essas diferenças. Independentemente do tipo de esqui que você pratica, escolher um par de esquis projetado para o seu corpo (em vez de um modelo unissex) pode fazer toda a diferença. Confira.
Comprimento
Como as mulheres tendem a ser mais baixas que os homens, os modelos de esqui feminino também são geralmente mais curtos. No entanto, eles vêm em vários comprimentos diferentes e a escolha certa depende da sua altura, nível de habilidade e tipo de esqui. Diz-se que o comprimento deve ser semelhante à sua altura, de modo que a ponta do esqui chegue a algum lugar entre o queixo e o topo da cabeça quando a cauda é plantada na neve. No entanto, pode haver algumas exceções a esta regra.
Em termos gerais, esquis mais curtos são mais fáceis de cortar e controlar, mas são mais lentos. Por outro lado, esquis mais longos tendem a andar mais rápido, mas os iniciantes podem ter dificuldade em controlá-los. Você deve escolher um esqui mais curto se for iniciante ou se quiser melhorar sua técnica. Um esqui mais curto também pode ser uma boa opção se você for leve para sua altura ou preferir curvas rápidas. Um esqui mais longo (em relação à sua altura) é uma boa escolha se você for um esquiador avançado que deseja mais velocidade ou precisa de um esqui fora de pista confiável.
Largura
A largura do esqui determina seu desempenho de várias maneiras. Em comparação com os esquis unissex padrão, os esquis femininos são mais estreitos. Como as mulheres pesam menos, elas não precisam do esqui para ter mais flutuabilidade na neve, o que reduz a cintura do esqui. Além disso, as mulheres têm pés menores, então um esqui mais estreito permite que elas façam a transição de ponta a ponta com muito mais facilidade ao esculpir.
Ao observar a largura de um determinado esqui, você verá as medidas em três áreas: na ponta, cintura e cauda. A largura da cintura é a mais importante porque determina o quão bem uma borda é agarrada ao virar e esculpir. Os esquis mais estreitos (85 a 95 mm) são melhores para esculpir em neve preparada em pistas, enquanto os esquis mais largos (110+ mm) são melhores para pólvora profunda porque proporcionam melhor flutuação e estabilidade do solo.
Os esquis de montanha femininos (95-110 mm) são polivalentes, capazes de conquistar veludo cotelê, sujeira, gelo e neve mais profunda sem escovar. Também queremos acrescentar que uma ponta de esqui mais larga ajuda a melhorar a flutuação e torna as curvas mais fáceis, enquanto uma cauda mais larga oferece melhor estabilidade em curvas mais rápidas.
Peso
Embora o peso não seja um fator crucial para os esquis femininos (como se pensava anteriormente), é verdade que os esquis femininos têm uma construção mais leve. As mulheres pesam menos que os homens, então um esqui mais leve permite que você o controle melhor na maioria das situações. Além disso, um esqui mais leve exercerá menos pressão sobre as pernas e articulações ao virar e será mais fácil carregá-los ao retirá-los.
Por outro lado, os esquis mais pesados seguram-se melhor na neve e têm melhor aderência. Eles também têm menos ressalto ao cruzar terra e solavancos, mas exigem mais força para virar. Com isso em mente, considerar o peso de seus esquis antes de comprá-los pode ajudá-lo a economizar energia ao cair na neve.
Estabilidade e velocidade
A estabilidade na neve é muito importante, especialmente para iniciantes que ainda não dominam a técnica correta. Como observamos anteriormente, esquis mais largos cobrem uma área maior na neve, resultando em melhor estabilidade. Também é muito importante que o esqui permaneça estável durante as curvas, caso contrário, você terá um passeio difícil. Isso tem a ver com a flexibilidade do esqui, que abordaremos na próxima seção.
Como os esquis iniciantes não são muito rápidos (não importa se são modelos masculinos ou femininos), você pode ser um dos esquiadores que procura um passeio mais rápido na neve. Nesse caso, o Blizzard Black Pearl 88 pode atender às suas expectativas: é um dos melhores esquis de montanha para mulheres que procuram um pouco mais de emoção nas pistas. Além do comprimento, a construção do esqui (base, bordas, paredes laterais) também influencia a velocidade do esqui ao descer.
Rigidez (Flex)
A flexibilidade do esqui tem um grande impacto no desempenho que você pode alcançar na neve. Os esquis macios e compactos têm certas vantagens e desvantagens. Por muito tempo, os fabricantes pensaram que todos os esquis femininos deveriam ser macios (são mais fáceis de manusear), mas muitos esquiadores avançados não gostaram disso porque limitava seu progresso e o que podiam fazer na neve.
Um esqui macio tem uma excelente capacidade de absorção de choques e vibrações, o que resulta em um passeio muito mais suave e estável. É um’ ótima opção para esquiadores inexperientes, pois corrige muitos erros cometidos por iniciantes. Este tipo de esqui também lhe dá mais controle e requer menos energia para manobrar.
Por outro lado, alguns dos melhores esquis femininos para esquiadores mais avançados são bastante rígidos . Embora isso reduza a estabilidade até certo ponto, também permite que você alcance uma velocidade significativamente maior ao descer uma colina. No entanto, muitos esquiadores optam por fazer algo intermediário. É por isso que a maioria dos esquis all-mountain tem uma flexão média, o que lhes permite suportar qualquer tarefa que lhes seja lançada.
Sidecut
Como você sabe, um esqui é mais largo na ponta e na cauda e mais estreito na cintura. Isso significa que o lado do esqui não é plano, mas é mais ou menos curvado para dentro. Isso é chamado de corte lateral e é feito para facilitar as curvas (para permitir que os esquis girem ao virar). Se o lado fosse plano, seria muito difícil fazer uma curva adequada ao esculpir a neve.
Relacionado a isso, a forma do corte lateral determina o raio de viragem do esqui (o raio de um círculo imaginário que os esquis formariam nas curvas). Os esquis downhill femininos que são mais longos e têm uma linha lateral menor terão um raio de viragem maior. Da mesma forma, esquis mais curtos com um corte mais largo têm um raio menor e giram mais rápido. O raio de giro é normalmente entre 11 e 20 metros (com alguns modelos acima e abaixo desses números).
Além disso, isso também está relacionado à capacidade de resposta de um esqui. Esquiadores inexperientes e aqueles que precisam de curvas fechadas devem escolher esquis com um raio menor. Por outro lado, os esquiadores avançados podem preferir um raio de viragem maior porque permite curvas maiores a velocidades mais altas.
Perfil
Embora isso não esteja diretamente relacionado aos esquis masculinos e femininos, o perfil do esqui tem muito a ver com seu desempenho, então você deve pensar nisso antes de comprá-lo. Ao navegar pelos esquis, você encontrará modelos com camber, rocker e muitas combinações destes dois. Você verá o perfil quando pousar o esqui (descarregado) e olhá-lo de lado.
Uma curvatura é uma seção intermediária que se eleva do solo quando o esqui não está sob nenhum tipo de carga. A superfície elevada só entra em contato com o solo ao pisar nos esquis. Esta é uma maneira muito eficaz de aumentar a área do aro ao esculpir esquis. Ele mantém você em contato com a neve e torna a escultura muito mais fácil e suave.
Um rocker é um perfil de esqui em que apenas a parte central está em contato com a neve e a ponta e a cauda são curvadas para cima (uma reminiscência de uma cadeira de balanço). Este estilo evita que o esqui entre na neve. Flutua muito melhor na superfície, especialmente em neve fresca. Por outro lado, tem menos contato de borda, então virar não é tão fácil.
Os modelos que combinam os dois (como o Black Pearl 88) tentam trazer o melhor dos dois mundos. Se você quiser saber mais, leia nosso artigo sobre as diferenças entre um camber e um rocker.
Materiais (construção)
Nem é preciso dizer que materiais de alta qualidade são necessários para qualquer esqui, seja ele projetado como um esqui unissex ou um Modelo específico para mulheres. Com isso em mente, ainda existem algumas diferenças na construção quando se trata de esquis de neve femininos.
O design específico para mulheres geralmente significa que o esqui tem um núcleo mais macio no interior e menos camadas de laminado na parte superior. Menos materiais reduzem o peso e a rigidez dos esquis, tornando-os mais flexíveis e fáceis de controlar. Além disso, o processo de construção do esqui é praticamente o mesmo, então você também pode encontrar todos os tipos de esquis na categoria feminina.
Posição de montagem e ângulo da rampa
Mencionamos no início que as mulheres têm (em média) um centro de gravidade mais baixo que os homens. Isso significa que a pressão que o corpo feminino cria nos esquis não é a mesma. Para compensar isso, os melhores esquis femininos têm uma posição de montagem diferente para as fixações de esqui. Essa postura geralmente é deslocada alguns centímetros em direção ao dedo do pé, o que lhe dá mais força nos dedos, além de melhor controle e estabilidade.
Alguns modelos de esquis femininos são equipados com amarrações integradas (chamadas de esquis de sistema). Eles já estão embutidos no esqui, o que significa que você não precisa fazer furos para as fixações. Isso torna o esqui mais flexível e fácil de virar porque não tem um ponto de parafuso no centro (onde não dobra). Um contra-argumento seria que você não pode escolher o local de montagem sozinho. No entanto, achamos que ter fixações pré-instaladas é bom o suficiente para esquis femininos.
Também queremos mencionar outra pequena diferença que os esquis femininos têm. EU’ O ângulo da rampa nas fixações geralmente se inclina ligeiramente para a frente, para que suas botas de esqui não fiquem planas quando você as trava. Isso também ajuda no equilíbrio e manobrabilidade nos esquis.
Desempenho
Todas as coisas que discutimos anteriormente afetam o desempenho. Embora os melhores esquis all-mountain femininos possam lidar com a maioria dos desafios, seria sensato pensar em seu nível de habilidade e nas pistas em que você esquiará antes de tomar sua decisão final.
Por exemplo, se você precisa principalmente de um esqui de escultura, deseja um modelo que seja fácil de virar de ponta a ponta e permaneça em contato total com a superfície durante a curva. Isso é desejável se você tende a esquiar pistas preparadas em resorts. Além disso, esse tipo pode ser uma boa opção para quem está aprendendo a esquiar.
Esquis estreitos também podem ser muito emocionantes e divertidos de andar. Uma cintura menor torna o esqui mais responsivo e manobrável, e é ainda melhor se eles tiverem um bom ressalto ao girar e girar. Também é uma vantagem se o esqui tiver a capacidade de cortar a sujeira e lidar com golpes sem perder você.
Se você quiser tentar esquiar no interior, pode precisar de um esqui mais largo que suporte pó. Um nariz e cintura mais largos ajudam o esqui a flutuar na neve, enquanto um balancim evita que ele mergulhe na neve. Isso resultará em um desempenho muito melhor nessas condições (em comparação com os esquis estreitos).
Gráficos
O padrão impresso nos esquis femininos não tem nada a ver com desempenho. Embora tenhamos certeza de que você sabe disso, gostaríamos de apontar isso para que você não fique tentado a escolher o par de esquis mais bonito que encontrar. Certifique-se de considerar todos os outros fatores primeiro, pois eles são mais importantes para aproveitar seu tempo de esqui e neve.
Felizmente, com tantos modelos de esqui femininos no mercado, você pode obter os dois. Certifique-se de considerar todos os outros fatores primeiro, pois eles são mais importantes para aproveitar seu tempo de esqui e neve.
Felizmente, com tantos modelos de esquis femininos no mercado, você pode obter ambos. Certifique-se de considerar todos os outros fatores primeiro, pois eles são mais importantes para aproveitar seu tempo de esqui e neve.
Felizmente, com tantos modelos de esqui femininos no mercado, você pode obter os dois.